Post

[Exam-Prep] Kubernetes and Cloud Native Associate (KCNA)

Fala galera! Seis tão baum?

Estou de volta, sumi, mas foi por bons motivos.

Estou voltando para área técnica!

Depois de um ano como Team Leader Azure, estou começando uma nova jornada como DevOps Tech Lead na Solo Network. Claro que não vou estar 100% de volta para área técnica, mas sem a gestão de pessoas, fico mais livre para focar em novas tecnologias, inovação, treinamentos e muito mais.

E para começar com o pé direito, estou feliz em compartilhar como me preparei para a prova Kubernetes and Cloud Native Associate (KCNA)

Bom, falando um pouco do exame, ele tem nível associate, então, não é um exame muito complicado, mas também não aceita amadores, você precisa ter um bom conhecimento de Kubernetes e cloud native e claro, estudar algumas coisas que não são seu dia a dia.

Diferente dos exames CKA, CKD e CKS, que são exames totalmente práticos, as perguntas do KCNA são todas de múltipla escolha com um limite de tempo de 90 minutos, e custo de $ 250 e incluindo retake.

Sim, mesmo com o retake, é pesado viu…

Porém, fiquei bem feliz com a variedade de domínios que o exame cobre.

Por que você deveria fazer o exame KCNA?

Bom, eu estou me preparando para o exame CKA que é 100% prático, e como mencionei, já faz um ano que estou longe da área técnica, no meu caso, faz todo sentido fazer o exame CKNA, pois foi uma forma de validar se o conteúdo do meu estudo está aderente para passar no exame CKA.

São propostas diferentes, mas com 80% de acerto dos domínios e competências cobrados neste exame, fica claro que focando agora na parte prática, e em pontos que deixei a desejar na KCNA, tenho grandes chances de ser aprovado na CKA.

Sem contar na confiança, fiquei ainda mais motivado em estudar para o próximo exame!

Então minha dica é: se você nunca fez um exame CNCF e tem um pouco de experiência com Kubernetes, deveria dar uma olhada no exame KCNA.

Segue a definição da Cloud Native Computing Foundation:

O KCNA é uma certificação pré-profissional projetada para candidatos interessados em avançar para o nível profissional por meio de uma compreensão demonstrada dos conhecimentos e habilidades fundamentais do kubernetes. Esta certificação é ideal para estudantes ou candidatos interessados em trabalhar com tecnologias nativas da nuvem.

Um KCNA certificado confirmará o conhecimento conceitual de todo o ecossistema nativo da nuvem, principalmente com foco no Kubernetes. O exame KCNA destina-se a preparar os candidatos para trabalhar com tecnologias nativas da nuvem e buscar outras credenciais CNCF, incluindo CKA, CKAD e CKS.

A KCNA demonstrará o conhecimento básico do candidato sobre Kubernetes e tecnologias nativas da nuvem, incluindo como implantar um aplicativo usando comandos básicos do kubectl, a arquitetura do Kubernetes (contêineres, pods, nós, clusters), entendendo o cenário e os projetos nativos da nuvem (armazenamento, rede, GitOps, malha de serviço) e entender os princípios de segurança nativa da nuvem.

Os temas cobrados no exame são:

  • Kubernetes Fundamentals 46%
  • Container Orchestration 22%
  • Cloud Native Architecture 16%
  • Cloud Native Observability 8%
  • Cloud Native Application Delivery 8%

Segue a o link official da prova: Kubernetes and Cloud Native Associate (KCNA)

Material utilizado

Para este exame eu usei basicamente duas fontes de estudo, e na minha opinião, creio que seja suficiente para você se preparar para a prova.

Lista de materiais:

Na minha opinião, este livro deveria ser o ponto de partidade para qualquer profissinal que esteja começando os estudos com Kubernetes.

São mais de 14 horas de estudo e cobre todos os tópicos do exame, tanto na parte teórica como na prática.

Sobre o exame

Eu gostei bastante da prova, como estou muito animado com essa nova jornada para o mundo DevOps, eu curti bastante estudar o material e prestar o exame.

O exame se concentra nos fundamentos do Kubernetes e nas tecnologias nativas da nuvem. Mais especificamente na forma como você execgerencia o Kubernetes e utiliza ferramentas para poder executar, gerenciar, observar, monitorar, dimensionar, proteger, conectar e aplicativos rodando em contêiners.

O KCNA é um ótimo exame para testar seu conhecimento nos aspectos fundamentais do Kubernetes e do ecossistema Cloud Native.

Minha prova contou com 60 questões e com 90 minutos de duração, o que é tempo suficiente para resolvê-la. Você precisa atingir pelo menos 75% para passar no exame.

Espero que gostem do material e que ele seja útil nos seus estudos.

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.