Post

[Exam-Prep] AZ-400 DevOps Engineer Expert

Fala galera! Seis tão baum?

Voltei! Correria total, mas estamos aí, firme e forte.

TL;DR

Já faz um ano que venho remarcando meu exame AZ-400 DevOps Engineer Expert, inicialmente estava me preparando para prestar o exame no final do ano, mas por motivos profissionais, precisei adiantá-lo.

O famoso: “Juntar a fome com a vontade”

Vale lembrar que a certificação DevOps Engineer Expert é obtida com a combinação de dois exames.

Você precisa passar no exame AZ-400: Designing and Implementing Microsoft DevOps Solutions e ter pelo menos uma das duas certificações:

  • Microsoft Certified: Azure Developer Associate
  • Microsoft Certified: Azure Administrator Associate

Os temas cobrados no exame são:

  • Configure processes and communications (10—15%)
  • Design and implement source control (15—20%)
  • Design and implement build and release pipelines (40—45%)
  • Develop a security and compliance plan (10—15%)
  • Implement an instrumentation strategy (10—15%)

Segue o link do conteúdo completo que é cobrado na prova: Skills Measured.

Material utilizado

Como mencionei, além da vontade de ter a certificação de DevOps da Microsoft, tem o lado profissional e comercial, e que neste momento faz todo sentido.

Como não é segredo, trabalho em um dos maiores parceiros Microsoft do Brasil, a Solo Network. E recentemente tive a oportunidade de participar de um treinamento oficial de DevOps ministrado por um engenheiro da Microsoft.

Apesar de não ser um treinamento para o exame, o material abordado cobriu cerca de 70% do conteúdo do exame, com isso já tive uma boa base para focar nos demais temas.

Desta forma o learning path da Microsoft já foi mais do que suficiente para completar meus estudos.

Lista de materiais:

Tudo que você precisa, está aqui!

Level up: DevOps engineer

Use e abuse dos laboratórios práticos!

Azure DevOps Labs

Sobre o exame

Este exame é necessário que você gerencie o tempo com sabedoria, principalmente no estudo de caso, o contexto é longo e é necessário dedicar um bom tempo para a leitura, são poucas perguntas curtas, prepare o inglês que ele será fundamental.

Outro ponto importante é estar preparado para as questões de drag and drop, são muitas e você vai precisar de paciência para demonstrar o a sequência correta de execução da resposta.

Sobre o contexto geral da prova eu gostei bastante, várias questões sobre cultura de DevOps, mas em sua grande maioria Azure DevOps! Ou seja, se prepare bem para utilizá-lo de ponta a ponta.

Minha prova contou com 48 questões, 120 minutos e 2 estudos de caso. Novamente, guarde um bom tempo para o estudo de caso, são realmente grandes!

Este exame mede sua capacidade de desenvolver estratégias para projetos, segurança e conformidade, comunicação e colaboração de times, CI/CD e controle de versão.

Não é uma prova fácil, principalmente se você não trabalha com Azure DevOps no seu dia a dia, mas também não é impossível, estudando e fazendo bastante laboratório é possível passar.

Se você é mais da área de desenvolvimento, terá mais facilidade, porém, lembre-se que irá cair bastante perguntas que envolvem administração do ambiente Azure, um exemplo simples: integração de Azure Key Vault (Estude!!!).

É isso galera, espero que gostem do material e que ele seja útil nos seus estudos.

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.