Post

[Exam-Prep] HashiCorp Certified: Terraform Associate 002

Fala galera! Seis tão baum?

Mais um dia, e seria um mês sem novos posts aqui no site, a medida que o mundo começa a retomar suas atividades, acabei viajando bastante este último mês e realmente ficou difícil escrever.

Mas vamos lá, enfim, vou escrever sobre a certificação HashiCorp Certified: Terraform Associate e minha primeira certificação voltada ao conteúdo de DevOps e IaC.

Eu tirei esta certificação em 11 de fevereiro de 2022, mas venho acompanhando e o conteúdo da prova ainda continua o mesmo, desta forma, vale a pena falar sobre ela.

Desde o ano passado eu venho planejando tirar essa certificação, e fiquei muito feliz em conquistá-la, pois realmente não é fácil se dedicar a um assunto que de certa forma está fora de sua zona de conforto, como sou da área de infra, desenvolvimento tem uma curva de aprendizado muito maior por aqui.

Outro ponto que vem dificultando bastante as minhas certificações técnicas é que já faz quase um ano que estou longe da entrega, pois venho atuando como coordenador dos times de Azure na Solo Network. Achar um tempinho para estudar e criar laboratórios está cada vez mais difícil.

Bom, falando um pouco do exame, ele tem nível associate, então, não é um exame muito complicado, mas também não aceita amadores, você precisa ter um bom conhecimento do Terraform e claro, estudar algumas coisas que não são seu dia a dia.

Eu já venho trabalhando com Terraform a alguns meses, e mesmo assim senti um pouco de dificuldade em alguns temas, justamente por não ser meu dia a dia e estar longe da área técnica.

Os temas cobrados no exame são

  • Understand infrastructure as code (IaC) concepts
  • Understand Terraform’s purpose (vs other IaC)
  • Understand Terraform basics
  • Use the Terraform CLI (outside of core workflow)
  • Interact with Terraform modules
  • Navigate Terraform workflow
  • Implement and maintain state
  • Read, generate, and modify configuration
  • Understand Terraform Cloud and Enterprise capabilities

Segue a o link official da prova: HashiCorp Certified: Associado Terraform

Material utilizado

Para este exame eu usei a documentação oficial da Hashicorp e abusei bastante dos laboratórios, na minha visão, a melhor forma de passar neste exame e trabalhar bastante a parte prática para conhecer todos os comandos e simular os mais diversos cenários.

Basicamente eu usei estes materiais:

Use e abuse também da documentação da CLI do Terraform, você vai precisar 😊

Em relação ao material em vídeo, eu utilizei os seguintes materiais:

  • A playlist do Will Brock é uma excelente maneira de aprender de forma rápida, recursos avançados do Terraform.
  • Whiteboarding do Armon Dadgar (CTO da HashiCorp), aqui é um conteúdo mais generalista, mas achei bem interessante para a preparação.

E para finalizar, eu utilizei este artigo que contém 250 Perguntas Práticas para a certificação de Terraform.

Sobre o exame

Eu gostei bastante da prova, como estou muito animado com essa nova jornada para o mundo DevOps, eu curti bastante estudar o material e prestar o exame.

Hoje em dia, é fundamental que o profissional tenha conhecimento de Terraform, o mercado está requisitando bastante.

Minha prova contou com 57 questões e com 1 hora de duração, o que é tempo suficiente para resolvê-la. O exame custa US$70.50 dólares e é supervisionado pela PSI Online.

Aqui vai meu ponto negativo para este exame, a PSI que supervisiona o exame é terrível, o atendimento do proctor é horrível, e o lance de fazer os vídeos do ambiente com a Webcam é uma péssima ideia. Tudo é ruim, na plataforma deles.

Mas é isso, no geral, uma experiência bem bacana, agora é planejar os próximos passos da jornada DevOps.

Espero que gostem do material e que ele seja útil nos seus estudos.

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.