Post

[Book] Human Soft Skills - Habilidades e Capital Humano para uma Carreira de Sucesso

Fala galera! Seis tão baum?

Vamos para mais uma indicação de livro, e que livro!

Estou falando do Human Soft Skills - Habilidades e Capital Humano para uma Carreira de Sucesso lançado em 2021 e escrito por Glauter Jannuzzi.

Glauter é MVP Community Lead na Microsoft, Empreendedor Social, Mentor e Escritor do Best Seller: O Poder do PeopleChain (que já está no meu kindle para próxima leitura) e é o lider do grupo de MVPs na América Latina.

Referência como profissional de tecnologia no Brasil, é palestrante e escritor com milhares de livros vendidos. Há mais de 25 anos como profissional, já atuou por startups e organizações globais como Xerox, Unisys e Microsoft, onde desenvolveu uma grande paixão por incentivar e mentorar pessoas.

Se você é do ramo de tecnologia, dificilmente não saiba quem é ele!

Segue os links de como encrontra-lo:

Bom, minha primeira preocupação por aqui, é não dar nenhum tipo de spoiler sobre o livro, como é uma leitura rápida e muito reflexiva, é importante preservar o conteúdo.

Ou seja, este não é um review do livro!

O livro contém 128 páginas e é aquela leitura gostosa para um final de semana. Confeso que demorei para adiquirir o livro, pois estava esperando a versão digital (kindle) para comprar. Mas como não aguentei, fiz a compra do meu exemplar físico e de quebra já aproveitei para pegar o Tech Ready: Pronto para o futuro também escrito pelo autor.

Como muitos sabem, a mais de um ano eu venho trabalhando como Team Leader Azure na Solo Network (tá, faz um mês que eu movimentei para DevOps Tech Lead, mas conto está história em outro post).

Gerir pessoas é um grande desafio, e entender melhor necessidades humanas, sem dúvida nos ajudam a construir relacionamentos sólidos com nossa equipe.

Se tornar um grande líder exige muito foco, energia e controle emocional. E foi justamente isso que me fez comprar o livre.

Encontrar o equilíbrio correto no relacionamento com os colaboradores é um desafio muito grande. Hoje falamos muito sobre hard skills, Soft skills e de como nos gestores podemos desenvolver essas habilidades em nosso time.

As habildiades técnicas são mais fáceis de desenvolver, já as habilidades humanas como as Soft skills, que brilhantemente é modificada pelo autor para Human Skils no livro, são difíceis de abordar e desenvolvê-las, não é algo técnico com começo, meio e fim. São comportamentos que levamos uma vida inteira para desenvolver.

E é isso que eu achei maravilhoso no livro, o autor conseguiu materializar a busca dessas habilidades de forma leve e que as decisões que você toma agora no presente não serão, necessáriamente para o resto da sua vida.

Achei um máximo os exemplos com referência ao filme Forrest Gump, pois ele está no meu TOP 5 de filmes que você precisa assistir antes de morrer.

Minha mãe sempre dizia: ‘A vida era como uma caixa de chocolates. Você nunca sabe o que vai conseguir.’” – Forrest Gump

Diferente das habildiades técnicas, as habilidades humanas exigem muito mais de nós, e para se conhecer bem, você também vai precisar das outras pessoas.

Sem dúvidas, o livro traz vários insights e vale a compra. Só deveria ter o formato digital (Kindle) também, aí seria muito mais mió de baum!

Vou guardar minha versão física, com a volta dos eventos presenciais, vai que acho o autor por aí e consigo um autógrafo no meu exemplar né?

Bom, é isso, como falei não quero dar spoilers (apesar que já dei alguns vezes por aqui 😀), mas quero deixar minha recomendação deste maravilhoso livro.

Vou ler agora O Poder do PeopleChain e depois vou aterrisar no Tech Ready: Pronto para o futuro.

Não deixei de seguir o Glauter em suas redes sociais e garanta seu livro em formato físico na Amazon: Human Soft Skills: Habilidades e capital humano para uma carreira de sucesso

Boa leitura a todos e um forte abraço.

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.