Post

[Exam-Prep] HashiCorp Certified: Terraform Associate 003

Fala galera! Seis tão baum?

Hoje, quero compartilhar com vocês sobre a certificação HashiCorp Certified: Terraform Associate 003. Conquistei essa certificação em 11 de fevereiro de 2022 na sua versão 002, e desde então, tenho acompanhado as atualizações.

No dia 15/12/2023, realizei o exame para renovar minha certificação da versão 002 para a 003 e validar o treinamento que lancei com meus amigos Raphael e Guilherme na TFTEC CLOUD.

Meu treinamento é preparatório para a HashiCorp Certified: Terraform Associate 003. O material é 100% prático, focado em Microsoft Azure, com laboratórios, quizzes e um simulado completo. Além de preparar para a certificação, o treinamento é ideal para quem quer atuar com Terraform no mercado de trabalho.

Os temas cobrados no exame são

  • Understand infrastructure as code (IaC) concepts
  • Understand Terraform’s purpose (vs other IaC)
  • Understand Terraform basics
  • Use Terraform outside of core workflow
  • Interact with Terraform modules
  • Navigate Terraform workflow
  • Implement and maintain state
  • Read, generate, and modify configuration
  • Understand Terraform Cloud

Segue a o link official da prova: HashiCorp Infrastructure Automation Certification

Material utilizado

Para este exame eu usei a documentação oficial da Hashicorp e abusei bastante dos laboratórios, na minha visão, a melhor forma de passar neste exame e trabalhar bastante a parte prática para conhecer todos os comandos e simular os mais diversos cenários.

Basicamente eu usei o seguinte material:

Sobre o exame

O nível de dificuldade do exame se mantém constante, proporcionando uma avaliação justa e desafiadora. O formato também continua o mesmo, com uma duração de 1 hora e um total de 57 questões, o que considero suficiente para abranger os principais tópicos do Terraform.

Um aspecto que continua sendo um ponto negativo é a PSI, responsável pela supervisão do exame. O processo de verificação pré-exame ainda é um tanto quanto estressante, desta vez, chegando ao cúmulo de pedir a demonstração dos ouvidos para verificar a ausência de fones.

Apesar disso, o conteúdo do exame se mantém atualizado e alinhado com as necessidades do mercado. É gratificante ver que os esforços dedicados ao estudo se refletem na manutenção de um padrão elevado de conhecimento e habilidades.

Estou entusiasmado em convidar todos vocês a se juntarem à comunidade TFTEC e se tornarem meus alunos no treinamento de Terraform. Este curso é uma oportunidade incrível para aprofundar seus conhecimentos e habilidades no Terraform, preparando-os não só para a certificação, mas também para enfrentar desafios reais no mercado de trabalho.

Espero sinceramente que o material que preparei seja útil e enriquecedor para seus estudos. Juntos, podemos avançar ainda mais no mundo do DevOps e da Infraestrutura como Código.

Um forte abraço a todos e nos vemos na TFTEC!

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.