Post

[Book] O Projeto Unicórnio

Fala galera! Seis tão baum?

Recentemente acabei de ler O Projeto Unicórnio de Gene Kim. E mais uma vez, um ótimo livro e fácil de ler.

O livro se concentra na parte de desenvolvimento do Projeto Unicórnio da Parts Unlimited, que foi introduzido no conhecido livro O projeto Fênix que já fiz uma resenha aqui no site.

O projeto Unicórnio foi lançado no final de 2019 e basicamente é uma continuação do Projeto Fênix. Se você ainda não leu, sugiro começar por ele!

A exemplo do Projeto Fênix, Projeto Unicórnio, é escrita como um romance e se concentra nos principais conceitos de DevOps. Neste novo livro, Maxine, uma desenvolvedora de software sênior, é a protagonista. É a mesma empresa, a mesma história, mas agora vista do ponto de vista do desenvolvimento.

Como no post de resenha do Projeto Fênix, não vou dar um resumo muito elaborado deste livro, pois quero evitar qualquer tipo de spoiler.

Vou compartilhar alguns pensamentos e informações que considero importantes.

Líderes: este livro mostra a importância e o apoio do Líder. Em primeiro lugar, precisamos de alguém como Kurt, que possa tomar decisões para o bem, mesmo que não seja algo com o qual a alta administração possa concordar.

Arquitetura e Dívida Técnica: Este livro também destaca fortemente a necessidade de uma boa arquitetura. Precisamos primeiro colocar a arquitetura no lugar e trabalhar aos poucos a Dívida Técnica. A dívida técnica é semelhante à manutenção necessária para o seu carro. Se você não fizer a manutenção do seu carro regularmente, terá problemas a longo prazo.

Colaboração: O livro mostra como é importante ter uma equipe unida e colaborativa, em vez de pessoas olhando apenas para sua própria área. O autor retrata este sentimento com a equipe “Rebellion” composta por especialistas de todos os departamentos de engenharia de software.

Cultura: Como já é de conhecimento DevOps não é uma profissão e sim uma cultura, e este livro mostra mais uma vez a importância da mudança de cultura em uma organização.

Por fim, o livro permeia sobre os 5 ideais, que são:

1. Localidade e Simplicidade

  1. Foco, Fluxo e Alegria
  2. Aperfeiçoamento do Trabalho Diário
  3. Segurança psicológica
  4. Foco no cliente**

O livro está disponível em formato digital e físico: O Projeto Unicórnio: Um Romance sobre Desenvolvedores, Disrupção Digital e Sucesso na Era dos Dados

Tire um tempo também e assista está conferência onde o autor fala sobre o livro e os 5 ideais.

É isso galera, a exemplo do Projeto Fênix, Projeto Unicórnio é uma leitura indispensável para qualquer profissional de TI.

Boa leitura a todos e um forte abraço.

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.