Post

[Book] Kubernetes Básico

Fala galera! Seis tão baum?

Vamos para mais uma indicação/resenha de livro.

Estou falando do Kubernetes Básico: Mergulhe no futuro da infraestrutura nome meio estranho, mas é a tradução da sua versão em inglês Kubernetes: Up and Running lançado em 2017.

No momento em que escrevo, a versão atual e mais recente do livro é a 3ª edição lançada em 2 agosto 2022, disponível apenas em inglês.

A versão em português foi lançada em 27 de janeiro de 2020, mas é uma tradução da 1ª edição lançada em 2017.

Com isso, temos um grande GAP entre a versão em inglês e português. Falando especificamente de Kubernetes, isso é muito tempo.

Para se ter uma ideia, a 2ª edição lançada em 2019 aborda a versão 1.15 do Kubernetes, atualmente estamos na versão 1.25.

Definitivamente, a versão em português precisa ser atualizada!

Mas falando do livro, ele começa fazendo uma introdução sobre micros serviços e contêineres docker. Em seguida, explica como criar e utilizar um cluster Kubernetes em diferentes ambientes.

O livro se aprofunda nos principais conceitos do Kubernetes, com uma abordagem bem leve e repleta de exemplos. Toda construção essencial é explicada conceitualmente e demonstrada na prática.

Os autores conseguiram tornar o assunto fácil de entender, mesclando conceitos teóricos e práticos a cada capítulo.

O livro é indicado para quem está começando os estudos com Kubernetes, mas supõem que você tenha algum conhecimento de Linux e possa criar e implantar aplicativos. E se você for um usuário experiente do Kubernetes, poderá encontrar algumas dicas interessantes e atualizar sua experiência.

Em resumo, o livro é excelente e não conseguiria não o recomendar, a ressalva fica por conta da versão em português, está bastante desatualizada, e isso pode comprometer um pouco seu aprendizado principalmente na hora de executar os exemplos práticos.

Na minha opinião, caso você encontre uma boa promoção na versão em português, vale a pena, preço cheio não! Neste caso, a melhor opção é obter a versão mais atualizada em inglês.

Se você tem facilidade com inglês, nem pense, 3ª edição e seja feliz. O único problema é o preço, sem condições! :(

O livro está disponível em formato digital e físico.

Kubernetes Básico: Mergulhe no Futuro da Infraestruturas

Kubernetes: Up and Running (English Edition)

Boa leitura a todos e um forte abraço.

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.