Post

[Exam-Prep] Kubernetes and Cloud Native Security Associate (KCSA)

Fala galera! Seis tão baum?

Hoje, quero compartilhar com vocês sobre a certificação KCSA: Kubernetes and Cloud Native Security Associate, que conquistei no dia 21 de julho de 2024.

Falando sobre o exame, ele tem nível associate, similar ao do exame KCNA: Kubernetes and Cloud Native Associate, que eu já fiz e sobre o qual escrevi um artigo aqui no site.

Você pode conferir aqui: [Exam-Prep] Kubernetes and Cloud Native Associate (KCNA)

A exemplo do exame KCNA, esta certificação não tem o nível de complexidade de uma CKA, CKAD e CKS, que são exames práticos.

O KCSA é um exame de múltipla escolha com um limite de tempo de 90 minutos e 60 questões, e custa a bagatela de $250, incluindo o retake.

Eu sei, o meme continua o mesmo, mas também vale a mesma premissa que sempre falo: para nós, brasileiros, e mesmo para quem ganha em dólar, as provas da Linux Foundation são caras. Não acho que justifique pagar o preço cheio nelas, principalmente nestes exames de nível associate.

Minha recomendação é esperar pelos descontos. Ultimamente, a Linux Foundation tem feito muitas promoções, e no mínimo você consegue 40% de desconto (que foi meu caso; paguei $150). Não é o mundo perfeito, mas já ajuda muito, especialmente em provas como a CKA, CKAD e CKS, que custam $395 somente o exame com retake.

Se serve de consolo, o retake te deixa mais tranquilo para fazer a prova. Se falhar, você remarca a prova e está tudo certo.

Porém, é o que sempre falo para meus alunos e mentorados: você é dono da sua carreira, você dita o ritmo, você não pode ficar esperando pelo mercado. Vai ter horas em que você vai precisar escolher, e pagar esses valores em uma prova de certificação pode ser um passo importante para o seu futuro profissional.

No meu momento profissional, essa certificação não muda em nada o cenário, mas pessoalmente sim. Eu sei onde quero chegar e o que preciso para atingir meus objetivos. Então, é isso: eu preciso fazer o que deve ser feito. Isso implica em dedicação para os estudos e investimentos financeiros. Não existe milagre, não existe atalho. O mais preparado prospera, pense sempre nisso!

Mas voltando para o exame:

Eu já venho estudando para o exame CKAD: Kubernetes for Developers, então tive a brilhante ideia de fazer o KCSA pelos seguintes motivos:

  1. Validar meu conhecimento atual em Kubernetes.
  2. Avaliar o nível dos meus estudos.
  3. Aproveitar os estudos do tópico 6. Understanding Security.

O tópico 6. Understanding Security da CKAD traz bastante conteúdo que cai no KCSA, pois este exame de segurança é focado em Kubernetes e Cloud Native.

Aqui, já tenho uma ressalva: se por um lado o KCNA é um bom exame para começar no mundo do Kubernetes, eu não aconselho fazer este exame sem ter uma boa base de Kubernetes e aplicações Cloud Native.

Eu diria que o melhor momento para fazer essa prova é justamente após uma CKA ou CKAD, usando-a como preparação para uma CKS.

No meu caso, eu segui este raciocínio:

KCNA –> CKA –> KCSA –> preparando para a CKAD.

No geral, só vá para essa prova com algum conhecimento de Kubernetes.

Segue a definição da Cloud Native Computing Foundation:

A KCSA é uma certificação pré-profissional desenvolvida para candidatos interessados em avançar para o nível profissional por meio de uma compreensão demonstrada de conhecimentos e habilidades fundamentais de tecnologias de segurança no ecossistema nativo da nuvem.

Um KCSA certificado confirmará o entendimento da configuração básica de segurança dos clusters Kubernetes para atender aos objetivos de conformidade.

A KCSA demonstrará o conhecimento básico do candidato sobre a configuração básica de segurança dos clusters Kubernetes para atender aos objetivos de conformidade, incluindo sua capacidade de fortalecer os controles de segurança, testar e monitorar a segurança e participar na avaliação de riscos e vulnerabilidades de segurança.

Os temas cobrados no exame são:

  • Overview of Cloud Native Security: 14%
  • Kubernetes Cluster Component Security: 22%
  • Kubernetes Security Fundamentals: 22%
  • Kubernetes Threat Model: 16%
  • Platform Security: 16%
  • Compliance and Security Frameworks: 10%

Segue o link oficial da prova:

Segue a o link official da prova: Kubernetes and Cloud Native Security Associate (KCSA).

Material utilizado

Como mencionei, eu já estou estudando para o exame CKAD, então, para o KCSA, utilizei apenas um pequeno treinamento que encontrei por acaso no LinkedIn Learning. Não sei se vai ser muito útil compartilhar, pois você precisa ter o LinkedIn Premium para acessá-lo, mas foi somente o que usei para fazer o exame.

É um treinamento curto, mas cobre o necessário e deixa links para que você possa se aprofundar um pouco mais nos conceitos da prova.

Lista de materiais

Caso você não tenha acesso ao treinamento, vou deixar aqui alguns links importantes para se aprofundar, e você vai precisar deles mesmo assistindo ao treinamento acima:

Sobre o exame

Eu gostei bastante da prova. Como você precisa de um conhecimento prévio de Kubernetes e também sobre aspectos gerais de segurança, ela traz uma camada mais avançada quando comparada com o KCNA, que tem uma proposta parecida (em termos de exame).

E tome cuidado, se você entrar muito despretensioso, corre sérios riscos de reprovar, até porque você precisa atingir pelo menos 75% para passar no exame. O tempo de prova é de 90 minutos e é suficiente para resolvê-la.

Se você deseja obter conhecimentos fundamentais de segurança para Kubernetes, esta é uma ótima certificação para começar. Mesmo que você não faça o exame, o conhecimento geral que você obterá com ele será muito benéfico.

O conhecimento que você obtém com o KCSA é quase como um pré-requisito para o CKS. Você não precisa passar no KCSA para obter a CKS, mas o conhecimento que você ganha com o KCSA será transferido perfeitamente para o CKS.

Espero que gostem do material e que ele seja útil nos seus estudos.

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.