Post

[Exam-Prep] AZ-900 Azure Fundamentals

Fala galera! Seis tão baum?

Ano de 2020 começou quente, realizei meu exame de certificação AZ-900 Microsoft Azure Fundamentals e mais uma vez sucesso total!

Fiz a prova no modelo Online Proctored, ou seja, aqui de casa! Se você não sabe do que estou falando, clique aqui e confira tudo que você precisa saber!

Bom, fazendo um breve resumo sobre a prova, peguei um proctor muito gente boa, só me perguntou se estava com algum aplicativo aberto no PC e já liberou minha prova.

Minha prova contou com 42 questões e 60 minutos, respondi ela em mais ou menos uns 30 minutos e perdi mais uns 5 minutinhos fazendo algumas revisões.

E aqui um ponto importante, em certos momentos da prova, o exame lhe dá um cenário com uma sequência de perguntas pertinente a ele, essas questões não são revisadas. Então responda elas com cuidado.

No geral, não é uma prova difícil, pois se trata de uma prova de nível fundamental, ou seja, introdutória para o conceito de nuvem e dos serviços da Azure.

Porém, não subestime este exame.

1 - A prova não é difícil, mas se você não estudar bem o material proposto, você sofre um sério risco de reprovar. Eu me surpreendi com minha prova, teve questões que se você (como eu) passar pelo material meio que com pressa, vai passar sufoco!

2 - O conteúdo da prova é muito bacana e ajuda bastante quem vai seguir na trilha de certificação da Azure, pois você já terá um bom conceito dos principais serviços e tecnologias, facilitando e muito o entendimento dos conceitos abordados nas certificações de nível superior.

Os temas cobrados são:

  • Entender os conceitos de nuvem (15-20%)
  • Entender os principais serviços do Azure (30-35%)
  • Entender sobre segurança, privacidade, conformidade e
  • confiança (25-30%)
  • Entender sobre preço e planos de suporte da Azure
  • (20-25%)

Segue o link do conteúdo completo que é cobrado na prova: Skills Measured

Mas indo direto ao ponto, a prova cobra duas coisas: conceitos de nuvem e conhecimento (básico) das tecnologias oferecidas pela Azure.

Com isso, o tempo para se preparar para este exame é muito relativo e vai de encontro com seu conhecimento sobre nuvem e também da plataforma Azure.

No meu caso, eu não tenho experiência com a plataforma da Azure, mas tenho duas certificações que cobrem conceitos de Cloud. Sou certificado Juniper JNCIA-Cloud e também AWS Cloud Practitioner, que é a prova equivalente a AZ-900.

Olhando para meu Score Report, fiquei a desejar justamente nos tópicos que cobram o entendimento da Azure (não conhecer a plataforma e pouco tempo de estudo). Já em conceitos de Cloud, Conformidade e Confiança fui bem, pois são assuntos cobrados em qualquer certificação de Cloud.

Meu tempo de estudo para esta prova foi de mais ou menos umas duas semanas, entre estudar o material, simulados e realizar alguns labs com uma conta free.

Eu acabei comprando um cursinho na Udemy, o instrutor é um cara bem conhecido e o conteúdo é bacana, porém, não acho que acrescentou muito sobre o material oficial da Microsoft.

Então, minha dica é: estude bastante o material oficial da Microsoft, ele é muito completo e é mais do que suficiente para passar na prova.

Material Oficial Microsoft Azure

https://docs.microsoft.com/en-us/learn/paths/azure-fundamentals/

Curso Udemy – AZ-900: Microsoft Azure Fundamentals Exam Prep -2020 Edition

https://www.udemy.com/course/az900-azure/

Em média ele custa R$39,90, mas no começo do ano paguei R$19,90

Outra fonte de estudo que utilizei foram os simulados da Whizlabs que é um site bem bacana com vários cursos e simulados para a certificações em cloud.

E galera, o Whizlabs não é dump, nenhuma das perguntas que fiz nos simulados caíram na prova. O simulado deles tem como objetivo de lhe ajudar a fixar os principais conceitos que caem na prova.

E uma dica importante, não use dump, não seja este “profissional” que usa destes artifícios para passar em provas. Estude, e passe pelo seu esforço e mérito!

AZ-900 Whizlab

https://www.whizlabs.com/microsoft-azure-certification-az-900/

Lá você encontra um free test com 15 questões, o curso com mais de 5hrs de material e o simulado com 310 questões.

Eu comprei somente o simulado, o valor no site é de $15.95, mas eu paguei metade do valor com o cupom de ano novo. Fale com eles no chat, pois é bem tranquilo de conseguir um cupom de 50% de desconto 😉

Boa galera é isso, qualquer dúvida só deixar nos comentários que vamos nos falando!

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.