Post

Prova de certificação em casa, dicas e cuidados

Fala galera! Seis tão baum?

Hoje em dia é muito comum encontrar provas de certificação na modalidade chamada de online proctored (OP), ou acompanhamento remoto, você pode realizar a prova no conforto de sua casa ou escritório.

O que é extremamente conveniente, principalmente para candidatos que como eu, não temos um centro especializado para testes em sua cidade.

Para quem mora nos grandes centros, já existe uma grande variedade de centros especializados e talvez não compense se arriscar com o exame online!

Se arriscar? Sim, isso mesmo.

Se você não estiver preparado e atento à algumas dicas, corre um sério risco de perder seu exame.

Nos últimos meses realizei 5 provas na modalidade online, todas com parceria da Pearson VUE e empresas distintas, Microsoft, Amazon AWS e Juniper.

Neste artigo vou lhe dar dicas valiosas para se sair bem e minimizar ao máximo os riscos de perder sua prova.

Inscrição

Para fazer a inscrição de seu exame não muda nada, você faz todo o procedimento igual ao realizado nos centros especializados. A única diferença é que na hora de escolher o centro especializado, você terá também a opção de realizar o exame de casa ou escritório, em seguida você escolhe a data e horário e finaliza as questões de pagamento.

Aqui vale uma atenção, um ponto positivo das provas online e a grande variedade de datas e horários para realizar o exame, muita das vezes os horários começam entre 5h da manha e vão até 23:30h, cobrindo os sábados, domingos e feriados. Dia 24 de dezembro você tinha possibilidade de marcar prova até as 21:30h.

Eu mesmo realizei 4 dos meus exames no horário das 23:30 e um as 23:00, no meu caso, moro em uma rua principal, e neste horário as coisas estão mais calmas por aqui 😉

Outro ponto importante e garantir que você atende todos os requisitos para realizar a prova. Sistema Operacional, Microfone, Webcam etc.

Para maiores informações: https://home.pearsonvue.com/op/basic-technical-specs

Linguagem

Mesmo que seu exame seja em português, todo o relacionamento com o proctor (Examinador) é realizado em inglês.

A conversa pode ser realizada via chat ou chamada por voz. Nas minhas provas 5 provas, 4 delas foram todas feitas via chat e 1 via voz.

Ou seja, esteja com o inglês afiado!

Antes do exame

Por recomendação da Pearson VUE, você deve estar online e disponível para o exame 15 minutos antes ao horário de seu agendamento.

E aqui vale mais uma atenção, se sua prova está marcada para as 23:30, não inicie o processo as 23:15 e sim as 23:00.

Antes de entrar no ambiente de exame, você deve passar por alguns procedimentos de checagem, são eles:

  • Tirar uma Selfie
  • Tirar uma foto frente e verso de seu documento de identificação
  • Tirar uma foto da sua mesa (Frontal)
  • Tirar uma foto do seu ambiente (Lado esquerdo)
  • Tirar uma foto do seu ambiente (Costas)
  • Tirar uma foto do seu ambiente (Lado direito)

E este processo até carregar as fotos e enviar tudo leva mais ou menos de 8 a 10 minutos, ou seja, não deixe para fazer isso muito próximo aos 15 minutos de garantia!

Do ambiente

Tire TUDO que você puder de seu ambiente de prova, deixe apenas o computar/notebook que você irá realizar a prova e mais nada!

Quanto mais poluído estiver seu ambiente, mais problemas você terá na hora da prova.

Não tenha no ambiente, livros, blocos de anotações, notas, papéis, canetas ou lápis.

Monitores adicionais deveram ser desligados e desconectados, e se possível retire ele da sala de exame.

Os itens na parede como, quadros, cartazes, quadro branco entre outros serão inspecionados, e novamente, se possível, retire todos da sala de exame.

O proctor pedirá que você use sua webcam para escanear lentamente seu ambiente, incluindo paredes, espaço e área de trabalho.

Se por algum motivo seu ambiente não atenda os requisitos, você será impedido de realizar o exame.

Eu tiro tudo do ambiente, deixo somente o armário e as prateleiras vazias, na mesa somente o microfone, teclado mouse, CPU e o monitor. Fazendo isso, somente uma vez fui solicitado mapear o ambiente com a webcam.

Então mais uma vez, tire TUDO da sala!

Do sistema

Na hora do exame você deve certificar que somente o aplicativo da Pearson VUE esteja aberto em seu PC.

Minha dica é que na hora da prova, desabilite todos seus aplicativos junto a barra de notificação.

Feche todos os programas como: Dropbox, google drive, cliente de e-mail entre outros.

Programas como TeamViewer, AnyDesk e afins não são permitidos e o software irá solicitar a desinstalação do mesmo.

De resto são verificações normais que você deveria fazer, conferir como está a integridade de seu sistema operacional, áudio, microfone, webcam entre outros.

Sobre o áudio, não é permitido usar fones de ouvido de qualquer modelo, você deverá usar caixas de som ou o áudio de seu monitor.

Execute também a simulação do exame. Assim você pode conferir se tudo está de acordo e não passar nenhum aperto na hora da prova.

Simulador da Pearson VUE: https://home.pearsonvue.com/junipernetworks/onvue

Do candidato

Na hora da prova tenha em mãos sua identificação, mesmo que tenha tirado fotos dela no inicio do processo, pode ser que o proctor venha pedir para ver.

Nas minhas provas, em nenhuma foi solicitado, mas tenha em mãos!

Sobre eletrônicos creio que você já entendeu, mas vale reforçar, você não pode acessar ou usar nenhum tipo de eletrônico na hora da prova.

Ou seja, você irá realizar o procedimento inicial pelo seu celular, tirar a selfie, fotos do documento e do ambiente e após isso, deligue seu celular e coloque ele longe de você.

Após enviar as informações, você começa a ser gravado, em vídeo e áudio. Mesmo que o proctor ainda não esteja na sessão, qualquer coisa que você faça a partir de agora, poderá resultar em desclassificação.

Uma vez que tenha iniciado o exame, você não poderá sair da sala ou sair da frente da webcam.

Pausas não são permitidas durante a prova e se por qualquer motivo você deixar sua mesa você será considerado reprovado. Comer, beber, fumar e mascar chiclete são proibidos.

Você não pode receber ninguém no ambiente da prova. Isso vale desde o momento em que você entrar no ambiente da prova, não apenas depois de começar o exame de fato.

E minha dica neste caso é fazer a prova sozinho em casa, na minha opinião é a forma mais prudente e segura!

Caso não seja possível, avise os familiares sobre o horário do exame para que eles não o perturbem enquanto o teste estiver em andamento.

E para finalizar, se você estiver de relógio, o proctor irá solicitar retira-lo, então, não use relógios ou pulseiras.

Se você estiver usando roupas de mangas compridas, será solicitado a levantar para mostrar que não há escritas em seus braços.

O mesmo vale para tatuagens, tenho tatuagens em meus braços e em duas provas fui solicitado a mostra-los com cuidado para o proctor. Na outra, resolvi fazer de mangas compridas e fui solicitado a levanta-las para mostrar os braços, tentei me safar, mas não deu 😊.

Se você tem cabelo longo, o proctor irá solicitar para puxar o cabelo para que não haja nada ligado ao seu ouvido. Lembra da dica do fone de ouvido?

De resto já fica claro que usar, chapéu, boné entre outros acessórios não são bons neste momento.

Leve aquela dica à risca, menos é mais.

Bom, depois dessa imensa lista de requisitos, a pergunta é: vale a pena se arriscar?

No meu ponto de vista, sim! Se não fosse por esta modalidade, creio que estaria muito longe das minhas conquistas, a possibilidade de fazer as provas de casa me deram a possibilidade de avançar muito mais rápido em meus objetivos.

E hoje, sem dúvida nenhuma, além de escolher bem minhas certificações, um item que pesa na minha escolha é justamente a possibilidade de fazer a prova online ou não.

Confesso que nos dias de prova o processo de retirar e recolocar tudo no escritório é bem chato, mas vale a pena, pincipalmente quando somos aprovados.

Bom, e para finalizar segue um resumo das vantagens e desvantagens da prova online proctored (OP).

Vantagens

  • Comodidade de conveniência, você pode realizar a prova no conforto de sua casa.
  • Realizar a prova em um ambiente que você conhece e está familiarizado com os equipamentos.
  • Grande variedade em datas e horários para realizar o exame, incluindo sábado, domingo e feriados.
  • Menor custo uma vez que não precisa viajar ou se deslocar até um centro especializado. Especialmente para pessoas que estão em locais que não há centros especializados (meu caso 😊).

Desvantagens

  • Não atender alguns dos requisitos citados acima podem resultar em perda do exame e dinheiro.
  • Se houver um problema durante a prova, por exemplo, uma falta de energia, seu computador falhar, ou alguém entrar no seu escritório você perde seu exame e seu dinheiro.
  • Privacidade. Na hora do exame você estará sob vigilância constante de áudio e vídeo. Todo o processo é gravado, auditado ao vivo e posteriormente. Você precisa desistir de seus direitos de privacidade por essas horas.
  • Toda a responsabilidade do centro de testes passa a ser de sua pessoa.

É isso pessoal, o artigo acabou ficando maior do que eu esperava, mas meu objetivo era trazer uma visão mais perto da realidade e não tão obvias de quem já realizou 5 exames via online proctored (OP).

Agora cabe a você pesar e escolher qual é a melhor opção para realizar suas provas.

Lembrando que cada proctor é único. A pergunta que nunca irá faltar é: Seu celular está desligado, e onde ele está? De resto, podem acontecer várias situações como as que citei acima.

Mas creio que se você seguir as dicas acima, estará preparado para a maioria das situações encontradas neste tipo de exame.

Independente da escolha, desejo a todos boa sorte e sucesso!

Forte abraço!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.