Post

[Exam-Prep] AZ-140 Azure Virtual Desktop Specialty

Fala galera! Seis tão baum?

Final de semana começando e estou muito feliz em compartilhar com vocês minha experiência no exame Exam AZ-140: Configuring and Operating Microsoft Azure Virtual Desktop - Learn | Microsoft Docs.

Como mencionei anteriormente o Exame AZ-140 Azure Virtual Desktop Specialty - Unicast Cloud, saiu de sua fase beta para regular no dia 10/06, então já estava na expectativa dos resultados.

Eu estava muito animado em fazer este exame, nos últimos meses venho trabalhando com AVD diariamente, e queria testar meus conhecimentos.

É a primeira vez que realizo uma prova beta, e confesso que é muito melhor as regulares onde o resultado sai ao fim do exame.

Mas não nego também que receber um e-mail do nada com sua aprovação é muito bom!

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Os temas cobrados no exame são

  • Plan an Azure Virtual Desktop Architecture (10-15%)
  • Implement an Azure Virtual Desktop Infrastructure (25-30%)
  • Manage Access and Security (10-15%)
  • Manage User Environments and Apps (20-25%)
  • Monitor and Maintain an Azure Virtual Desktop Infrastructure (20-25%)

Segue o link do conteúdo completo que é cobrado na prova: Skills Measured.

Material utilizado

Como o exame ainda estava em beta, ainda não temos um learning path deste exame. Então, a melhor maneira de estudar, é analisar os temas cobrados e buscar as documentações oficiais.

No meu caso, trabalho quase diariamente com ambientes AVD, então estava confortável com boa parte do material cobrado no exame.

Para uma revisão mais focada no exame eu assisti uma série de vídeos da Azure Academy produzido pelo Dean Cefola, o material é muito bom, cobre os temas da prova e a explicação do Dean é excelente.

Segue a playlist referente ao exame AZ-140: Want to ACE The AZ-140 WVD Exam, Start Here! - YouTube

Sobre o exame

Caso você já esteja familiarizado com os conceitos do AVD, não creio que você terá muitas dificuldades no exame. Mesmo sendo um exame de nível especialista, quem já trabalha à algum tempo com a tecnologia se sentirá confortável com os temas abordados.

Caso seja seu primeiro contato com o AVD, sugiro buscar as documentação e fazer vários laboratórios. O AVD é um serviço que você consegue montar uma POC em seu ambiente de testes, muito próximo de um ambiente produtivo.

Fique atento a questões sobre quantidade de usuários/hosts necessários em um cenário específico, largura de banda necessária para utilização do AVD através de VPNs ou Express Route, armazenamento de profiles com o FSLogix, tanto em File Share como NetApp Files, e por fim conhecimento das terminologias utilizadas pelo AVD.

Workspaces, Application Groups, Host Pools, Session Hosts etc.

Em menor escala, perguntas sobre Powershell, configuração do Microsoft Teams para ambientes AVD, licenças e monitoramento com Log Analytics podem cair no exame.

Ter um bom conhecimento de Active Directory também é uma boa vantagem.

Sobre questões e tempo, pode ser que mude algo da prova beta para regular, mas no meu caso foram 53 questões e 120 minutos, 2 estudos de caso com 5 perguntas cada e o restante, questões de múltipla escolha.

Eu gostei muito da prova, mesmo com algumas perguntas estranhas (prova beta), foi bem divertido e fiquei muito feliz com meu desempenho.

Bom, no geral é isso. Espero que gostem do material e que ele seja útil nos seus estudos.

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.