Post

O que você precisa saber sobre Home Office

Fala galera! Seis tão baum?

Já faz um tempo que não apareço aqui, mas realmente o último mês vem sendo uma loucura, não só para mim, mas para todos nós.

Achei que neste período de quarentena teria um pouco mais de tempo para escrever e postar material aqui no site, mas na prática foi muito diferente.

Como presto serviço para empresas de telecomunicações e internet, este momento está sendo insano.

Desde que o Brasil entrou no radar da pandemia do COVID-19, tudo mudou. O mundo como conhecíamos não existe mais, e o momento exigiu mudanças drásticas em nossa rotina de trabalho.

E hoje vou falar um pouco sobre Home Office.

Primeiramente, trabalho em Home Office não é trabalho em casa, e sim trabalho remoto, a distância. Necessariamente não precisa ser sua casa, pode ser um escritório particular, hotel ou até mesmo em uma cafeteria.

Esquecendo a forma literal da palavra, é basicamente trabalhar fora do ambiente empresarial.

Outro ponto importante é: Home Office não é para todo mundo e nem para todos os serviços.

Algumas atividades são passiveis de Home Office outras não, da mesma maneira, nem todo profissional se enquadra neste modelo.

Eu já trabalho no formato de Home Office à algum tempo. E neste artigo, vou tentar trazer a minha visão do momento em que estamos vivendo e algumas dicas de como se adaptar e acostumar ao trabalho remoto.

O Home office funciona muito bem para o pequeno empreendedor e prestador de serviço, mas quando levado ao colaborador de uma empresa, aí a coisa complica.

Da para fazer funcionar? Dá, mas é preciso ajustar vários detalhes, tanto pelo lado da empresa como do funcionário.

Diante das recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e do Ministério da Saúde, o Brasil também teve que aderir as medidas de isolamento social, afim de reduzir o progresso da contaminação e não colapsar o sistema de saúde.

Com isso as empresas e os profissionais tiveram que sair correndo para se adequar e aderir o modelo de Home Office.

Empresas

A grande maioria não estava preparada para o trabalho remoto. O que mais se viu nos últimos dias, foram equipes de TI correndo para adequar a infraestrutura da empresa e viabilizar o Home Office.

Isso fica nítido quando o funcionário precisa levar o desktop da empresa para casa. As empresas não estão conseguindo alugar equipamentos, não tem mais no mercado! Isso é um reflexo da falta de preparo tecnológico e também do ceticismo de algumas empresas em relação à eficiência do Home Office.

Não se trata somente de dar um notebook para o funcionário levar para casa.

Além da infraestrutura a empresa precisa ter um protocolo de compartilhamento de informações bem definido.

Em outras palavras, a empresa tem que se estender até o home office, a telefonia tem que funcionar, o sistema da empresa deve estar disponível fora da rede interna, os compartilhamentos de arquivos, os e-mails corporativos, as reuniões e muito mais.

O que estamos vivendo neste momento não é o Home Office de verdade, é sim uma movimentação emergencial por parte das empresas, na tentativa de minimizar as perdas causadas pela crise econômica, e de alguma forma evitar demissões em massa.

Mesmo diante da desorganização, não deixa de ser uma excelente iniciativa por parte das empresas. Manter os postos de trabalho neste momento é extremamente vital.

Como diz o ditado: “Se não vai pelo amor, vai pela dor!”

Não tenho dúvida que depois que a pandemia acalmar, muitas empresas vão manter o Home Office, resta agora, esperar que neste momento difícil as empresas olhem com mais carinho e se preparem melhor para esta modalidade de trabalho!

Colaborador

Da mesma maneira, o colaborador terá vários desafios pela frente!

Novamente, Home Office não é para todo mundo. Não estou lhe desanimando, mas é preciso dizer que nem tudo são flores.

Para funcionar, é necessário muita disciplina e maturidade profissional.

Muita gente acha que começar a trabalhar em Home Office é dormir até mais tarde, sair a qualquer momento, jogar vídeo game a tarde e trabalhar a hora que bem entender.

Mas não funciona assim, se você é um contratado, tem que lembrar que seu contratante cumpre com horário comercial, e se você é colaborador da empresa, precisa manter a carga horária de trabalho como no trabalho local.

Outro ponto importante é que não se trata somente de você, caso você não tenha um ambiente familiar que colabora e te ajude no processo, não vai dar certo, acabou a brincadeira!

Diferente do trabalho local, em casa você terá inúmeras distrações, você terá que lidar com TV ligada, crianças brincando pela casa, cachorro latindo, ruídos domésticos, interação com os cônjuges, entre tantas outras distrações que podem fazer do trabalho remoto um pesadelo.

Aí você deve estar se perguntando: dá para fazer funcionar? Dá sim, é só seguir algumas dicas e você terá sucesso no trabalho remoto.

Então vamos lá!

1 – Local de Trabalho

É fundamental criar um espaço de trabalho, defina um cômodo da casa pra ser seu escritório. Deixei seu ambiente de trabalho agradável de maneira que você se sinta bem estando ali!

  • Tenha uma boa conexão de internet e em alguns casos, pense em ter uma segunda opção como redundância.
  • Seja notebook ou desktop, tenha uma boa estação de trabalho, se possível invista em bons periféricos e pincipalmente em ergonomia.
  • Trabalhar com dois monitores por exemplo é extremamente produtivo. Uma boa webcam e iluminação adequada podem ajudar nas reuniões via conferencia.
  • Atenção especial na mesa e na cadeira, não tenha medo de investir nestes dois itens.
  • Você precisa ser produtivo, mas não pode esquecer nunca de sua saúde.
  • E por fim, mantenha seu escritório organizado, não é porque está em casa que você precisa deixar tudo bagunçado. Lembre-se que ainda terá que fazer reuniões!

2 – Rotina de Trabalho

Você está em casa, mas sua jornada de trabalho não precisa ser eterna. É extremamente importante estabelecer uma carga horária de trabalho.

Este é o maior erro dos profissionais que estão começando no Home Office, você precisa entender o momento em que está trabalhando e o momento que está em casa.

  • Se você tem um horário fixo de trabalho deve cumpri-lo rigorosamente.
  • Se o seu trabalho permite horários flexíveis, e você se sente mais produtivo a noite, trabalhe a noite. Afinal, esse é uma das vantagens do trabalho remoto.

Só tome cuidado com o convívio familiar, não ter um tempo com a família pode virar um grande problema.

##3 – Roupa de Trabalho

Outra dica importante está na vestimenta, por favor, não trabalhe de pijama o dia todo!

  • Vista como se de fato fosse ir para o trabalho, caso tenha necessidade de sair ou fazer uma conferência já estará pronto.
  • É necessário que você e todos aos seu redor entendam que está trabalhando, não está em férias ou no domingo em casa.

Não precisa ser a melhor roupa, mas precisa manter a rotina de se arrumar para o trabalho, isso é fundamental.

4 – Familiares e Trabalho

Ponto crucial para o sucesso em Home Office.

Seus familiares precisam entender que embora esteja em casa, no seu escritório, aquele é seu ambiente de trabalho.

  • Resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho devem ser evitados.
  • Se possível, mantenha sempre a porta fechada.
  • Para quem não mora sozinho, avise todos os familiares que durante o expediente você está trabalhando.

É imprescindível a compreensão e a cooperação de toda sua família neste processo, se eles não levarem a sério isto, não vai funcionar o trabalho remoto para você!

5 – Comunicação

Não se isole no Home Office.

  • Mantenha contato com seus colegas de trabalho. Chefes, clientes ou fornecedores.
  • Não utilize somente e-mails ou programas de mensagem, comunique-se por telefone algumas vezes, escute a voz de outros seres humanos 😊.

6 – Cuidado com Informações

Assuntos sigilosos da empresa continuam sendo sigilosos e devem ser tratados com muito cuidado sempre.

7 – Saia do Trabalho

Não se torne refém do trabalho, como estamos em casa isso é fácil de acontecer. Você precisa entender que depois de sua jornada de trabalho, precisa ir para casa!

Ter um bom entendimento deste conceito é fundamental para o equilíbrio entre trabalho e família.

E por fim, para trabalhar em casa, disciplina é a palavra-chave!

Apesar dos desafios, quem consegue administrar o Home Office, acaba trabalhando melhor é mais produtivo e entrega mais resultados. É bom para o colaborador, melhor ainda para a empresa.

Eu sou extremamente a favor do trabalho remoto, mas com ressalvas. Nem tudo e nem todos se aplicam para o modelo.

E este momento, mesmo que de forma forçada tem seu lado positivo, colaboradores e empresas vão perceber o poder do trabalho em Home Office e também valorizar ainda mais as atividades que não podem se aplicar a ela.

Enfim, o artigo já ficou grande demais, porém espero ter ajudado de alguma forma!

Se você já trabalha em Home Office e tem alguma dica para acrescentar, deixe nos comentários.

Forte Abraço

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.