Post

[Exam-Prep] DP-900 Azure Data Fundamentals

Fala galera! Seis tão baum?

Depois de muito tempo estou de volta ao site, enfim, estou pronto para firmar novamente meu compromisso de estar mais ativo e trazer muito material para todos.

Definitivamente 2020 foi um ano muito louco, mas apesar dos pesares, eu não tenho o que reclamar.

Pois bem, 2021 chegou e ainda temos muitos desafios a vencer, então vamos seguindo em frente, buscando sempre melhorar e superar os desafios que a vida nos proporciona.

Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa!

Em setembro de 2020 eu realizei o exame DP-900 Azure Data Fundamentals e hoje trago a vocês minhas impressões sobre a prova e algumas dicas de estudo.

Este exame pode ser tomado como um primeiro passo opcional para aprender sobre bancos de dados e como esses conceitos são tratados pelo Microsoft Azure.

Embora seja interessante validar seu conhecimento em um nível fundamental, fazer este exame não é um pré-requisito a para seguir com outras certificações como Azure Database Engineer.

Os temas cobrados no exame são

  • The content of this exam will be updated on January 27, 2021. Please download the exam skills outline below to see what will be changing.
  • Describe core data concepts (15-20%)
  • Describe how to work with relational data on Azure (25-30%)
  • Describe how to work with non-relational data on Azure (25-30%)
  • Describe an analytics workload on Azure (25-30%)

Segue o link do conteúdo completo que é cobrado na prova: Skills Measured.

Material utilizado

Para este exame eu utilizei a própria documentação da Microsoft, você pode facilmente entender sobre os conceitos do exame Microsoft Azure Data Fundamentals usando os conceitos de aprendizagem que cobrem vários módulos.

Para este exame, este material é suficiente para cobrir todos os tópicos do exame.

Como eu trabalho na área, meu tempo de estudo foi bem curto, utilizei um final de semana e marquei a prova na Segunda-feira.

Mas caso você não tenha nenhuma familiaridade com o assunto, não se preocupe, com uma semana de estudo (FOCADO) é possível passar no exame sem maiores problemas.

Caso você tenha interesse em outra fonte de estudo, você pode adquirir o curso do Scott Duffy na Udemy. Eu não sei dizer se este curso é bom, mas tenho outros cursos dele e todos são muito bons, então creio que este seja também.

DP-900 Azure Data Fundamentals Exam Prep In One Day | Udemy

Sobre o exame

Por se tratar de um exame de nível fundamental a prova não é difícil, mesmo que você não tenha conhecimento algum com banco de dados. Lembre-se, este é seu primeiro passo para a sua jornada com banco de dados.

Porém, não subestime o exame, estude corretamente os tópicos e se possível faça os simulados.

Minha prova contou com 46 questões e 60 minutos, é um tempo suficiente para este nível de prova, dá para fazê-la com tranquilidade e revisar as questões ao final sem maiores problemas.

Eu gostei bastante desta prova, o conteúdo não é muito extenso, o assunto é legal e outra grande vantagem é que provas de nível fundamental não tem data de expiração.

No meu caso, eu fiz a prova para me familiarizar ainda mais com os conceitos, como trabalho diretamente com suporte ao cliente, eu tenho vários casos relacionados a banco de dados, e mesmo sendo um nível fundamental o conhecimento da proa já me ajudou no meu dia a dia.

Bom, no geral é isso. Espero que gostem do material.

Qualquer dúvida só deixar nos comentários que vamos nos falando!

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.