Post

[Exam-Prep] AZ-700 Azure Network Engineer Associate

Fala galera! Seis tão baum?

Em outubro de 2021 eu tirei minha certificação AZ-700 Azure Network Engineer Associate, e só agora estou aqui para escrever sobre minhas impressões e dicas de estuda para esta prova.

Final do ano passado foi complicado, fiquei 3 meses sem escrever aqui no site, mas foi por um bom motivo. Estava empenhado na missão para conquistar a certificação Microsoft Azure Expert Managed Services Provider (MSP), umas das mais difíceis e prestigiadas certificações do planeta. Fornecendo a mais alta qualidade em serviços gerenciados em nuvem Microsoft Azure, atuando de ponta a ponta, desde o planejamento, design, implementação, operação, otimização e sustentação do ambiente.

Entre mais de 80 mil parceiros espalhados pelo mundo, menos de 100 empresas possuem esse reconhecimento.

Como coordenador na Solo Network, sou responsável por garantir que as demandas do time de Azure atendam os altos padrões da Microsoft. Habilitando nosso time a conquistar essa difícil certificação.

Ainda quero trazer bastante material sobre esta certificação, fiquem ligados!

Mas voltando ao foco principal, eu estava muito animado em realizar este exame, e até escrevi sobre ele aqui no site: Exame AZ-700 Azure Network Engineer Associate.

Como sou da área de redes, eu queria muito fazer este exame logo no lançamento.

Bom, falando um pouco do exame, os candidatos devem ser especialistas no planejamento, na implementação e na manutenção de soluções de rede do Azure, incluindo rede híbrida, conectividade, roteamento, segurança e acesso privado aos serviços do Azure.

Os temas cobrados no exame são

  • Design, implement, and manage hybrid networking (10-15%)
  • Design and implement core networking infrastructure (20-25%)
  • Design and implement routing (25-30%)
  • Secure and monitor networks (15-20%)
  • Design and implement Private access to Azure Services (10-15%)

Aqui vale uma ressalva, o conteúdo do exame sofreu atualizações em 23 de novembro de 2021, então vale a pena conferir Skills Measured com carinho!

Material utilizado

Para este exame eu utilizei a documentação oficial da Microsoft AZ-700 Designing and Implementing Microsoft Azure Networking Solutions.

E o material de estudos AZ-700 Designing and Implement Azure Networking Study SUPER Guide! Do John Savill’s.

Com estes dois materiais e uma boa bagagem administrando ambientes de rede no Azure você terá sucesso neste exame.

Na minha opinião, AZ-104 é quase um pré-requisito antes deste exame, isso por que ele já flerta com conteúdo de provas como a AZ-304 ou AZ-305 que é a nova versão das provas de arquiteto.

Completando a lista, vale a pena dar uma olhada no material do Nathan Pinotti, AZ-700: Laboratorios Práticos, não tem todo o conteúdo da prova, mas já tem bons exemplos que irá lhe ajudar na hora do exame, está em português e de graça na Udemy.

Como teste prático, tem este material da measureup com 30 perguntas com um preço justo, $9.98 da data que estou escrevendo este artigo. Assessment AZ-700: Designing and Implementing Microsoft Azure Networking Solutions

Sobre o exame

Este exame é necessário que você gerencie o tempo com sabedoria, pois as questões são longas e é necessário dedicar um tempo maior em cada pergunta, são poucas perguntas curtas, prepare o inglês que ele será fundamental.

Não diria que existe muita complexidade nas perguntas, umas sim outras não. Porém são muitas informações para você montar o quebra cabeça e é necessária muita atenção para juntar tudo que está na pergunta para chegar na resposta correta.

Minha prova contou com 59 questões, 120 minutos e 2 estudos de caso. Aliás, guarde um bom tempo para o estudo de caso, são realmente grandes! Você vai precisar ler bastante e o cenário proposta tem bastante detalhe de arquitetura.

Este exame não traz somente questões de como fazer, mas de como toda a arquitetura de rede no Azure funciona.

Ter uma boa base em redes irá ajudar bastante, e novamente, sair do básico é importante, estude bastante o conteúdo de Load Balancer, Application Gateway, Express Route, WAF e claro, VNETs, NSGs e VPNs.

No geral eu gostei bastante da prova, eu acho que todo administrador Azure deveria ter essa certificação e vou além, eu a colocaria ela antes das provas de arquiteto.

AZ-104 > AZ-700 > AZ-305

Redes não tem como fugir galera, quase todos os serviços têm alguma demanda de rede a ser configurada ou suportada.

Espero que gostem do material e que ele seja útil nos seus estudos.

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.