Post

[Exam-Prep] CKA - Certified Kubernetes Administrator

Fala galera! Seis tão baum?

Hoje vou falar sobre a certificação Certified Kubernetes Administrator (CKA) e o exame que realizei recentemente.

Se você trabalha com tecnologia, certamente já ouviu falar do Kubernetes, a plataforma de orquestração de contêineres mais popular do mundo. E, se você quer ser reconhecido como um profissional capacitado em Kubernetes, a certificação Certified Kubernetes Administrator (CKA) é essencial pra você!

A CKA é uma das certificações mais cobiçadas pelos profissionais de tecnologia, especialmente aqueles que trabalham com DevOps. Isso porque a certificação comprova que você é capaz de gerenciar, monitorar e solucionar problemas em clusters do Kubernetes.

Sobre o exame

Para se tornar um Certified Kubernetes Administrator (CKA), é necessário passar por um exame 100% prático, o que significa que você terá acesso a uma máquina virtual com um cluster do Kubernetes e deverá demonstrar suas habilidades em tarefas como implantar, configurar e solucionar problemas em aplicativos no cluster.

O exame possui 2 horas de duração e é composto de 15 à 20 questões e cada questão tem um peso diferente. As questões são baseadas em cenários práticos e requerem que o candidato execute tarefas em um cluster Kubernetes. O exame é projetado para testar a capacidade do candidato em lidar com situações comuns que os administradores do Kubernetes enfrentam em seu trabalho diário.

Os candidatos são avaliados em sua capacidade de executar tarefas comuns, como implantação e escalonamento de aplicativos, criação e configuração de pods e serviços, gerenciamento de armazenamento persistente, atualização e reversão de implantações e muito mais. A documentação oficial do Kubernetes está disponível durante o exame e os candidatos são incentivados a usá-la para concluir as tarefas.

Na hora do exame, você terá acesso a uma máquina virtual com um cluster do Kubernetes e deverá demonstrar suas habilidades.

O exame CKA pode ser adquirido por meio da Linux Foundation por US$ 395,00, e o retake está incluído no preço da prova.

Sim, não é nada barato! Por isso, é importante se preparar bem antes de fazer o exame.

Segue o link com todos os detalhes do ambiente utilizada na hora do exame: Important Instructions: CKA and CKAD.

Os temas cobrados no exame são:

  • Storage 10%
  • Troubleshooting 30%
  • Workloads & Scheduling 15%
  • Cluster Architecture, Installation & Configuration 25%
  • Services & Networking 20%

Segue o link do conteúdo completo que é cobrado na prova: Domains & Competencies.

Material de estudo

Para me preparar para o exame, utilizei o curso Certified Kubernetes Administrator (CKA) with Practice Tests da KodeKloud, disponível na plataforma Udemy.

Acredito que este seja o melhor curso preparatório para a CKA disponível no mercado. Ele abrange todos os tópicos exigidos na prova e oferece muitos exercícios práticos para reforçar os conceitos e habilidades. Além disso, a plataforma KodeKloud oferece laboratórios práticos para os alunos praticarem em ambientes reais de Kubernetes.

Outra fonte importante de estudo foi a documentação oficial do Kubernetes, que é bastante extensa e abrange todos os aspectos da tecnologia. É fundamental estar familiarizado com ela para realizar a prova com eficiência.

Outro recurso útil para a preparação para o exame é a plataforma de laboratórios Killer.sh. Quando você compra o voucher para a prova, tem direito a duas sessões gratuitas na plataforma. Se você precisar de mais sessões, pode comprá-las por um preço razoável.

Sobre o exame

Para mim, a certificação Certified Kubernetes Administrator (CKA) foi uma das provas mais desafiadoras e divertidas que já fiz. A prova é totalmente prática, o que a torna muito mais democrática do que outras provas de certificação, já que não é possível decorar as respostas, mas sim aplicar os conhecimentos e habilidades adquiridos.

Na minha visão, a prova CKA é uma excelente forma de validar suas habilidades em Kubernetes e deveria ser o modelo de todas as provas de certificação.

A dinâmica da prova consiste em acessar uma máquina virtual que contém um cluster Kubernetes e completar uma série de tarefas no tempo de 2 horas, minha prova contou com 17 questões. É possível consultar a documentação oficial durante o exame, o que é muito importante para quem deseja ser um administrador certificado de Kubernetes no dia a dia, pois é o que fazemos constantemente em nossas atividades profissionais. No entanto, é preciso estar familiarizado com a documentação para poder localizar rapidamente as informações necessárias e concluir as tarefas no tempo estipulado.

O tempo é um desafio, então é fundamental administrar bem o tempo, pois você precisará ler as questões com atenção e terá que ser ágil na resolução das tarefas. É importante ter cuidado ao copiar os nomes dos objetos, pois um erro pode levar à perda de tempo ou mesmo a uma resposta incorreta.

Além disso, é essencial prestar atenção no contexto correto em que as tarefas estão sendo executadas. Para isso, é importante saber quais clusters estão disponíveis na prova e como selecioná-los. Por fim, é fundamental saber procurar rapidamente as informações na documentação oficial, pois isso economiza muito tempo durante a prova.

Se você estudar bem os conceitos, souber procurar rapidamente as informações na documentação e se sair bem nos laboratórios práticos da KodeKloud e Killer.sh, você perceberá que a prova é mais tranquila do que parece.

E lembre-se, a prática é essencial para se sair bem neste exame!!!

E, se por acaso você não passar no exame na primeira tentativa, não se preocupe. O voucher do exame inclui um retake gratuito.

Em resumo, se você é um profissional de tecnologia e quer se destacar em Kubernetes, a certificação CKA é essencial.

Para se preparar para a prova, recomendo fortemente o curso da KodeKloud e os laboratórios da Killer.sh.

Lembre-se de estudar bem os conceitos, praticar bastante e não ter medo de consultar a documentação. E, acima de tudo, divirta-se!

É isso galera, espero que gostem do material e que ele seja útil nos seus estudos.

Forte abraço a todos e boa prova!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.