Post

Criando DevContainer Terraform para Azure no VS Code

Fala galera! Seis tão baum?

Eu tenho usado DevContainers para desenvolver e executar códigos de Terraform no Azure a algum tempo, sei que pode soar estranho ter um container para desenvolvimento local, mas é uma ideia muito interessante.

Na minha máquina funciona!

Com certeza você já ouviu essa frase, e é por isso que faz todo o sentido montar um container de desenvolvimento padrão.

Os contêineres são apenas uma maneira de ter um conjunto de dependências que podem ser executadas em qualquer lugar. E é exatamente isso que queremos, uma máquina de desenvolvimento padrão que possa ser versionada, atualizada e facilmente compartilhada.

Para garantir a qualidade do código e fazer testes eficazes, é essencial no desenvolvimento de código ter consistência entre o ambiente de desenvolvimento local e o pipeline CI/CD que traz o código para produção.

O que são DevContainers?

O Visual Studio Code tem um conceito chamado Visual Studio Code Dev Containers

A extensão Visual Studio Code Dev Containers permite que você use um contêiner Docker como um ambiente de desenvolvimento completo. Ele permite que você abra qualquer pasta dentro (ou montado em) um contêiner e aproveite os recursos do Visual Studio Code.

Para saber mais sobre devcontainer: https://code.visualstudio.com/docs/remote/containers

O objetivo deste devcontainer é criar um contêiner VS Code com todas as ferramentas, bibliotecas e frameworks necessários para sua equipe, evitando perca de tempo na configuração do ambiente de desenvolvimento local.

Sensacional né? Mas e se este devcontainer estivesse remoto?

Então, necessariamente este conteiner não precisa estar funcionando na sua máquina, e podemos levar esta experiência à um próximo nível com o GitHub Codespaces mas fica para um próximo artigo!

Pré-requisitos

  1. Docker Desktop (Windows)
  2. VS Code
  3. Visual Studio Code Dev Containers

Uma vez instalados, você também precisa instalar a extensão no VS Code. Para isso, abra o VS Code, clique no ícone de extensões, procure “Dev Containers” e clique no botão de instalação.

Construindo o Contêiner

Para construir nosso container, você pode usar uma das duas opções:

  1. Escrever e criar uma definição do zero.
  2. Começar a partir de um modelo e editar conforme necessidade..

Eu prefiro a segunda opção 😊.

Vou deixar meu repositório caso queria utilizá-lo como modelo:

Starter template for Terraform on Azure

Aproveita e de uma fortalecida ⭐ no repositório!

Clone o repositório e abra em um DevContainer

Uma vez que o repositório tenha sido clonado, o VS Code solicitará a abertura do repositório em um contêiner, se isso não acontecer, ele pode ser acionado pelo comando (Ctrl+Shift+p) e selecionar o comando ‘Dev Containers: Open Folder in Container’. Na primeira vez, VS Code automaticamente construirá e executará o contêiner localmente, anexando a interface do usuário IDE a ele.

Selecione o repositório que você acabou de clonar (aquele com diretório .devcontainer na raiz), isso fará com que o VS Code construa o contêiner.

Agora, com o conteiner funcional, você pode utilizá-lo e validar se as ferramentas e extensões foram instaladas corretamente.

É isso galerinha, espero que gostem.

Forte abraço a todos!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.