Post

Azure CLI - Command Line Interface

Saudações Pessoal!!!

Se assim como eu, você também for um apreciador de caféee ☕ , prepara o seu Arábica, seja ele expresso, coado no Melitta, ou até mesmo o instantâneo e só vem rs rsrs.

Ah, e pra você que curiosamente é de TI mas não curte um Café 😱😱, (Ainda não conheço ninguém assim) tb tá td certo, o importante é que tenha uma leitura agradável blzzzzzz ✌️.

Vamos lá, pra você que está dando os primeiros passos em Cloud Computing, seja nos mais populares Azure, AWS ou GCP, provavelmente esteja interagindo com o Portal Web, e não há problema algum, foi assim que eu comecei e acredito que a maioria dos profissionais com mais km rodados também!!!

Porém, a medida que vamos avançando nos estudos ou participando de projetos de média ou grande proporção, ou até mesmo projetos pequenos mais que estejam regidos sob fortes regras de boas práticas, é inevitável a utilização da tão famosa Infraestrutura como Código (IaC) visto que um dos seus inúmeros benefícios é permitir que uma atividade que é feita pelo portal Web do Provider em X tempo, possa ser realiza através de Códigos em muito menos tempo e com maior eficiência e controle, sem falar na segurança de identidade!!!

Neste Artigo eu comento sobre a Command Line Interface , ou CLI do Azure uma vez que a Cloud da Microsoft possui 2 linguagens nativas que executam tarefas semelhantes, mas no final do Post deixo os links para a documentação oficial da CLI da AWS e do Google Cloud CLI

Ter um conhecimento razoável desta paradinha vai te ajudar na curva de aprendizagem de ferramentas IaC, como o Terraform, Ansible, versionamento Git e muito mais!!!

1. Azure Command Line Interface

Antes de servir o prato principal, uma pequena entrada rs. Uma pergunta que sempre aparece na AZ-900 é algo do tipo… Escolha entre as opções abaixo, quais permitem interagir com o Azure:

  • [] Portal Web do Azure
  • [] Command Line Interface
  • [] App do Azure
  • [] API Rest (sdk)

Se você pensou TODAS, Showwww!!!, embora não muito comentado, o Azure possui um APP para Android e IOS com funções limitadas, masssssss, com a possibilidade de abrir uma console para o que? ahhh?? digitar códigosssss que poderão servir como um canivete suiço na hora do perrengue, não se esqueça disso heim!!!

Acho que você já percebeu que a sigla CLI é derivada de Command Line Interface, mas falando especificamente do ambiente Azure, eu preciso esclarecer que há 2 linguagens nativas para a realização de atividades, são elas o Módulo de PowerShell para Azure voltada para quem já estava acostumado com o PowerShell da Plataforma Windows e o Azure CLI, também chamado de BASH focado em distribuições Linux / Mac.

Comparar qual é o melhor é complicado porque ambos executam atividades semelhantes, porém, com sintaxes diferentes claro, tudo é uma questão de curva de aprendizado.

Importante saber também que é possível instalar no PowerShell o módulo do Azure CLI, como também é possível Instalar nas distribuições Linux / MAC o Módulo de PowerShell for Azure.

Por padrão, o módulo de Azure Powershell ou Azure CLI não são nativos nas distribuições Windows Server até 2019, Windows 10 e 11, Linux ou Mac OS, portanto é preciso realizar a instalação, o que é relativamente simples.

Os links abaixo mostram como efetuar o processo de instalação:

2. Azure Cloud Shell

Para dar os primeiros passos com códigos no Azure, a maneira mais rápida e que dispensa qualquer instalação de pacotes, é através do Azure Cloud Shell, também conhecido como:

Na primeira vez que você clicar nesta opção, deve receber um alerta do Azure pedindo sua confirmação para criar um Storage Account, concorde porque isso faz parte do processo!.

Você verá na parte inferior da sua tela, uma divisão do Portal do Azure conforme imagem abaixo:

Observação: No canto esquerdo é possível alternar entre o ambiente PowerShell e Bash (CLI). Por padrão, comandos do PowerShell não funcionam no Bash, e nem os comandos Bash funcionam no PowerShell !!!

Segue abaixo exemplo do comando az account list para CLI (Bash) e Get-AzSubscription para PowerShell que exibem dados da Subcription e do Tenant do Azure, tarefas semelhantes, mas com o resultado do PowerShell sendo mais resumido e o do Bash um pouco mais detalhado.

Agora que você já sabe os principais fundamentos, não há outra forma melhor de aprender do que codando rs rs e para isso eu vou recomendar o próprio Learn da Microsoft nos links abaixo.

3. AWS e Google Cloud CLI

Eeeeee chegamos ao fim de mais uma passagem de conhecimento!!!!
Fique a vontade para trocar uma idéia sobre este e outros temas lá no Linkedin!!!!

Tkssss pela leitura e Até breve!!! 🍻🚀

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.