Post

5 práticas para reduzir seus gastos com o Microsoft Azure

Fala galera! Seis tão baum?

Se a sua fatura anda mais alta do que o planejado, talvez você queira saber como reduzir os custos no Microsoft Azure. Este é um problema comum, e felizmente, existem algumas práticas que podem reduzir seus gastos e manter os custos sob controle.

Neste artigo, abordaremos cinco melhores práticas que podem ajudá-lo a aproveitar ao máximo sua arquitetura no Microsoft Azure.

1 – Dimensione suas máquinas virtuais corretamente: Isso é algo simples, mas muitas vezes oferece a maior redução de custos em seu ambiente, é comum encontrar recursos que são muito maiores do que o necessário. Verifique sempre a utilização de CPU, memória, disco e rede de suas máquinas virtuais. Revise mensalmente seus recursos para que seja possível dimensioná-los de acordo com sua necessidade.

2 – Desligue quando não for necessário: Se sua aplicação ou serviço não exija uma demanda 24x7, você pode desligar este recurso nos horários que não são utilizados. Caso você tenha uma máquina virtual que é utilizada somente no horário comercial, que é cerca de 8 horas por dia. Ao configurar o desligamento automático nos horários em que ninguém está trabalhando, é possível reduzir o custo mensal deste recurso em 2/3.

3 – Excluir discos de armazenamento não alocados: Ao criar uma máquina virtual, o disco de armazenamento é automaticamente anexado a este recurso, porém, ao apagar uma máquina virtual, o disco de armazenamento não é apagado, ele continua ativo e gerando cobranças. Revise mensalmente os discos que não estão a nenhuma máquina virtual e são desnecessários. Isso irá lhe salvar muito dinheiro em sua fatura mensal.

4 – Utilize o benefício híbrido do Azure: Caso sua empresa já possua contratos de licença com a Microsoft, seja Windows ou SQL, sempre que possível utilize elas em seu ambiente Azure, desta forma, você evita pagar duas vezes pelas licenças e garante uma economia significativa em sua fatura mensal.

5 – Adquira instâncias reservadas para máquinas virtuais: As instâncias reservadas do Azure permitem que você faça um compromisso inicial de 1 ou 3 anos para obter descontos de até 72%. Você pode ajustar as reservas de acordo com seu ambiente. De todas as melhores práticas, esta é a que traz a maior economia para seu ambiente.

Bom, no geral é isso. Espero que gostem do material.

Qualquer dúvida só deixar nos comentários que vamos nos falando!

Forte abraço a todos.

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.