Post

Diferenças entre Terraform e Ansible

Fala galera! Seis tão baum?

Se você está acompanhando nossas postagens recentes, deve ter conferido nosso último artigo que explicava as diferenças entre Infrastructure as Code (IaC) e Configuration Management (CM). Se ainda não leu, não se preocupe, deixaremos o link no final deste post para você conferir.

Hoje, daremos continuidade a esse tema, mas agora vamos focar em duas ferramentas muito populares na comunidade de DevOps: Terraform e Ansible. Veremos as semelhanças e diferenças entre elas e entenderemos qual é a melhor escolha para cada tipo de ambiente.

O que é o Terraform?

Terraform é uma ferramenta de gerenciamento de infraestrutura que permite criar, modificar e gerenciar recursos de infraestrutura em diferentes provedores de nuvem, como AWS, Google Cloud, Azure, entre outros. Ele utiliza uma linguagem de configuração declarativa que permite descrever a infraestrutura desejada e, em seguida, cria essa infraestrutura com base nas especificações fornecidas. Além disso, o Terraform permite gerenciar a infraestrutura como código, o que significa que as configurações podem ser armazenadas em repositórios de controle de versão, como o Git.

Site Oficial: https://www.terraform.io/

O que é o Ansible?

Ansible é uma ferramenta de gerenciamento de configuração que permite automatizar o provisionamento e configuração de recursos de infraestrutura. Ele é uma solução de automação open-source que usa uma abordagem baseada em agentless, ou seja, não é necessário instalar nenhum agente em cada servidor gerenciado. Ansible usa uma linguagem de configuração procedural, que permite descrever como um recurso deve ser criado ou configurado. O Ansible permite também gerenciar a infraestrutura como código e possui uma grande biblioteca de módulos que pode ser utilizada para gerenciar diversos tipos de recursos de infraestrutura.

Site Oficial: https://www.ansible.com/

Similaridades entre Terraform e Ansible

Tanto o Terraform quanto o Ansible têm como objetivo automatizar o provisionamento e configuração de recursos de infraestrutura. Ambos permitem gerenciar a infraestrutura como código e armazenar as configurações em um repositório de controle de versão. Além disso, tanto o Terraform quanto o Ansible são ferramentas altamente escaláveis e podem ser usados para gerenciar grandes ambientes de infraestrutura.

Diferença entre Terraform vs. Ansible

Embora ambas sejam usadas para implementar o conceito de Infrastructure as Code (IaC), elas têm abordagens diferentes e se concentram em aspectos distintos da automação de infraestrutura.

Orquestração vs. Gerenciamento de Configuração

Uma das principais diferenças entre o Terraform e o Ansible é o seu foco.

  • O Terraform é projetado para orquestrar recursos de infraestrutura em vários provedores de nuvem, como Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure. Ele usa uma linguagem de modelagem simples para definir recursos, como servidores, redes e bancos de dados, e gerencia as dependências entre eles.
  • Já o Ansible é projetado para gerenciar a configuração do software instalado em cada um desses recursos. Ele executa “playbooks” para instalar pacotes, configurar arquivos de configuração e executar outras tarefas de gerenciamento de configuração em servidores individuais.

Declarativo vs. Processual

Outra diferença importante entre Terraform e Ansible é a linguagem usada para definir as configurações.

  • O Terraform usa uma linguagem declarativa para definir a infraestrutura como código, o que significa que o usuário especifica o que deseja que seja criado e o Terraform se encarrega de criar os recursos necessários para atender a essa especificação.
  • Já o Ansible usa uma linguagem processual, em que o usuário especifica uma lista de tarefas que devem ser executadas para configurar um recurso de infraestrutura.

Gestão do Estado

O Terraform e o Ansible também diferem em como gerenciam o estado da infraestrutura.

  • O Terraform armazena o estado atual da infraestrutura em um arquivo local e usa esse arquivo para determinar as alterações necessárias para atender às especificações de configuração.
  • O Ansible, por outro lado, não possui um mecanismo de gerenciamento de estado incorporado e depende da execução dos playbooks para garantir que a infraestrutura esteja em conformidade com as especificações de configuração.

Mutável vs. Imutável

Outra diferença importante entre Terraform e Ansible é a abordagem de gerenciamento de estado.

No contexto de gerenciamento de infraestrutura de TI, mutável se refere a uma abordagem em que os recursos são atualizados em seu estado existente, enquanto imutável se refere a uma abordagem em que os recursos são substituídos por novas instâncias com uma configuração atualizada.

Na abordagem mutável, o estado do recurso é modificado para atender à nova configuração, enquanto na abordagem imutável, a configuração atualizada é aplicada a um novo recurso criado a partir de uma configuração conhecida.

Como a força do Terraform está em lidar com o ciclo de vida da infraestrutura, ele suporta melhor a imutabilidade da infraestrutura. É mais fácil provisionar um conjunto completamente novo de infraestrutura e desprovisionar o conjunto mais antigo usando o Terraform. No entanto, lidar com alterações de configuração não é algo que pode ser feito da maneira mais eficiente.

No que diz respeito às alterações de configuração, o Ansible vence a corrida, pois é principalmente uma ferramenta de gerenciamento de configuração. O Ansible também oferece suporte à imutabilidade da infraestrutura, oferecendo a criação de imagens de VM. No entanto, manter essas imagens adicionais requer esforços adicionais.

Conclusão

Embora o Terraform e o Ansible possuam funcionalidades distintas, eles podem ser usados em conjunto para criar uma solução completa de automação de infraestrutura. O Terraform é ideal para gerenciar o ciclo de vida dos recursos de infraestrutura, enquanto o Ansible é ideal para garantir a conformidade de configurações e automatizar tarefas em servidores.

Ao decidir qual ferramenta usar, é importante considerar as necessidades específicas do seu negócio e escolher a solução que melhor se adapte a elas.

Leia também: Diferença entre Infrastructure as Code (IaC) e Configuration Management (CM)

É isso galera, espero que gostem!

Forte Abraço!

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.