Post

[Azure-To] #18 Automatizando Exclusão de Resource Group com Tags [Portal]

Saudações Pessoal!!!

No cardápio de hoje vamos servir uma Automação para Exclusão de Vários Grupos de Recursos do Azure através de Tags.

Sobre Azure Tags

TAGS ou Marcas, tem o propósito de Identificar Recursos no ambiente Cloud como se fosse uma “etiqueta, post it, crachá” ou qualquer outra coisa que você associe com identificação” e também não é uma exclusividade do Azure, TAGS estão presentes na AWS e GCP!!!

Pra quem trilhou a AZ 900, a TAG tem uma abordagem voltada para auxiliar no Gerenciamento de Custos, pois ao gerar relatórios de custo e fatura de cobrança, é possível verificar através da “Etiqueta” quem ou qual setor ou projeto fez o consumo.

Masssssssss….. a TAG vai muito além de ajudar a galera da Gestão Financeira, ela também permite que Automações que evitam tarefas repetitivas sejam executas.

O que apresento a seguir também é uma pequena demonstração do conceito da Infraestrutura como Código ou IaaC, cujo objetivo é eliminar tarefas repetitivas aumentando a agilidade no trabalho.

Objetivo

O objetivo deste artigo é Utilizar TAG para excluir vários Grupos de Recursos com apenas 1 linha de Comando do Azure CLI.

Observação: Para quem pretende se aprofundar na Infraestrutura Cloud, seja Azure, AWS ou GCP, IaaC é um prato obrigatório e a entrada deve começar pelo Azure CLI https://learn.microsoft.com/pt-br/cli/azure/get-started-with-azure-cli ou pelo Azure PowerShell https://learn.microsoft.com/pt-br/powershell/azure/get-started-azureps?view=azps-9.4.0

1. Criar Grupo de Recursos e vincular 1 VNET a cada um

1.1 - Crie um Grupo de Recursos na Região Brazil e vincule uma Virtual Network (VNET) padrão, Sem se preocupar com Range de IP e Subnet!!!

1.2 - Seguindo os passos anteriores, crie outro Grupo de Recursos na Região EAST US e outro em France Central, também vinculando a cada um deles uma VNET Padrão.

1.3 - No final destas etapas, o cenário deve estar conforme abaixo:

1.4 - Retorne ao Painel de Administração do Grupo de Recursos.

2. Inserir TAG aos Grupos de Recursos que serão Excluídos

Ok, agora é o momento em que a TAG entra em ação!
Vamos Identificar estes 3 Grupos de Recursos para que sejam excluídos simultaneamente e sem esforço repetitivo.

2.1 - Selecione os Grupos de Recursos Brazil, East US e France.

2.2 - Clique em Assign Tags.

2.3 - No campo Name digite excluir-tudo e clique em Save .

2.4 - Clique no ícone do Cloud Shell para acesso a Console de Linha do Comando e caso seja exibido o alerta “Você não tem nenhum armazenamento montado”, clique em Criar Armazenamento.
Isto ocorre porque o Cloud Shell cria um Storage Account na primeira vez que o recurso é acionado!!!

2.5 - Se esta é a sua 1ª vez no Cloud Shell, Welcome!!!
Será neste ambiente que a “brincadeira” vai acontecer rs rs. Por Padrão o Shell carrega o ambiente de PowerShell, mas vamos brincar no ambiente Bash (Linux).

3. Executando a Automação

3.1 - O 1º passo é listar de forma resumida os Grupos de Recursos que possuem a TAG “excluir-tudo” através do comando
az group list --tag=excluir-tudo -otable

Atenção: Copie e cole ou digite o comando acima exatamente como está!!!

O Parâmetro -otable faz a exibição na tela de forma resumida!!!

3.2 - Fogooooo!!!!

Atenção: O próximo passo vai excluir DEFINITIVAMENTE os Grupos de Recursos com a TAG “excluir-tudo. Mesmo que seja em ambiente de teste, cuidado para não Taguear o Grupo de Recurso errado!!!

Execute o comando abaixo, Aguarde alguns minutos e veja a mágica acontecer. Quanto mais recursos vinculados ao Grupo de Recursos, maior será o tempo de espera!!!

1
az group list --tag=excluir-tudo --query [].name -o tsv | xargs -otl az group delete --no-wait  -n

3.3 - Confirme com y para excluir.

Observação: O Comando acima procura (–query) quais os Grupos de Recursos possuem a TAG “excluir-tudo”, armazena em uma variável e associado a parâmetros exigidos pelo az group delete completa a exclusão total!!!

3.4 - O Processo de exclusão deste cenário deve demorar +/- 3 minutos.
Digite novamente o comando az group list --tag=excluir-tudo -otable para confirmar que tudo foi excluído e também confirme no Portal de Administração do Grupo de Recurso do Azure!!!.

Bommmmm, o artigo termina por aqui, massss deixo como recomendação um Hands On da TFTEC onde o Raphael Andrade apresenta no seu Canal do Youtube a como Criar uma Automação Start / Stop de Máquinas Virtuais também com o auxílio de TAGS

Tkssss pela leitura e Até breve!!! 🍻🚀

Este post está licenciado sob CC BY 4.0 e pelo autor.