[Azure-To] #18 Automatizando Exclusão de Resource Group com Tags [Portal]
Saudações Pessoal!!!
No cardápio de hoje vamos servir uma Automação para Exclusão de Vários Grupos de Recursos do Azure através de Tags.
Sobre Azure Tags
TAGS ou Marcas, tem o propósito de Identificar Recursos no ambiente Cloud como se fosse uma “etiqueta, post it, crachá” ou qualquer outra coisa que você associe com identificação” e também não é uma exclusividade do Azure, TAGS estão presentes na AWS e GCP!!!
Pra quem trilhou a AZ 900, a TAG tem uma abordagem voltada para auxiliar no Gerenciamento de Custos, pois ao gerar relatórios de custo e fatura de cobrança, é possível verificar através da “Etiqueta” quem ou qual setor ou projeto fez o consumo.
Masssssssss….. a TAG vai muito além de ajudar a galera da Gestão Financeira, ela também permite que Automações que evitam tarefas repetitivas sejam executas.
O que apresento a seguir também é uma pequena demonstração do conceito da Infraestrutura como Código ou IaaC, cujo objetivo é eliminar tarefas repetitivas aumentando a agilidade no trabalho.
Objetivo
O objetivo deste artigo é Utilizar TAG para excluir vários Grupos de Recursos com apenas 1 linha de Comando do Azure CLI.
Observação: Para quem pretende se aprofundar na Infraestrutura Cloud, seja Azure, AWS ou GCP, IaaC é um prato obrigatório e a entrada deve começar pelo Azure CLI https://learn.microsoft.com/pt-br/cli/azure/get-started-with-azure-cli ou pelo Azure PowerShell https://learn.microsoft.com/pt-br/powershell/azure/get-started-azureps?view=azps-9.4.0
1. Criar Grupo de Recursos e vincular 1 VNET a cada um
1.1 - Crie um Grupo de Recursos na Região Brazil e vincule uma Virtual Network (VNET) padrão, Sem se preocupar com Range de IP e Subnet!!!
1.2 - Seguindo os passos anteriores, crie outro Grupo de Recursos na Região EAST US e outro em France Central, também vinculando a cada um deles uma VNET Padrão.
1.3 - No final destas etapas, o cenário deve estar conforme abaixo:
1.4 - Retorne ao Painel de Administração do Grupo de Recursos.
2. Inserir TAG aos Grupos de Recursos que serão Excluídos
Ok, agora é o momento em que a TAG entra em ação!
Vamos Identificar estes 3 Grupos de Recursos para que sejam excluídos simultaneamente e sem esforço repetitivo.
2.1 - Selecione os Grupos de Recursos Brazil, East US e France.
2.2 - Clique em Assign Tags.
2.3 - No campo Name digite excluir-tudo e clique em Save .
2.4 - Clique no ícone do Cloud Shell para acesso a Console de Linha do Comando e caso seja exibido o alerta “Você não tem nenhum armazenamento montado”, clique em Criar Armazenamento.
Isto ocorre porque o Cloud Shell cria um Storage Account na primeira vez que o recurso é acionado!!!
2.5 - Se esta é a sua 1ª vez no Cloud Shell, Welcome!!!
Será neste ambiente que a “brincadeira” vai acontecer rs rs. Por Padrão o Shell carrega o ambiente de PowerShell, mas vamos brincar no ambiente Bash (Linux).
3. Executando a Automação
3.1 - O 1º passo é listar de forma resumida os Grupos de Recursos que possuem a TAG “excluir-tudo” através do comando
az group list --tag=excluir-tudo -otable
Atenção: Copie e cole ou digite o comando acima exatamente como está!!!
O Parâmetro -otable faz a exibição na tela de forma resumida!!!
3.2 - Fogooooo!!!!
Atenção: O próximo passo vai excluir DEFINITIVAMENTE os Grupos de Recursos com a TAG “excluir-tudo. Mesmo que seja em ambiente de teste, cuidado para não Taguear o Grupo de Recurso errado!!!
Execute o comando abaixo, Aguarde alguns minutos e veja a mágica acontecer. Quanto mais recursos vinculados ao Grupo de Recursos, maior será o tempo de espera!!!
1
az group list --tag=excluir-tudo --query [].name -o tsv | xargs -otl az group delete --no-wait -n
3.3 - Confirme com y para excluir.
Observação: O Comando acima procura (–query) quais os Grupos de Recursos possuem a TAG “excluir-tudo”, armazena em uma variável e associado a parâmetros exigidos pelo az group delete completa a exclusão total!!!
3.4 - O Processo de exclusão deste cenário deve demorar +/- 3 minutos.
Digite novamente o comando az group list --tag=excluir-tudo -otable
para confirmar que tudo foi excluído e também confirme no Portal de Administração do Grupo de Recurso do Azure!!!.
Bommmmm, o artigo termina por aqui, massss deixo como recomendação um Hands On da TFTEC onde o Raphael Andrade apresenta no seu Canal do Youtube a como Criar uma Automação Start / Stop de Máquinas Virtuais também com o auxílio de TAGS
Tkssss pela leitura e Até breve!!! 🍻🚀